Bico de papagaio: o que é e como surge.

A presença de um esporão ósseo (ou mais de um), na coluna vertebral – seja na altura do pescoço ou das costas- não é um diagnóstico incomum nos exames de imagem solicitados por ortopedistas. A condição chamada popularmente de Bico de papagaio, cientificamente nominada osteofitose, é apenas uma simples indicação de que há degeneração da coluna vertebral. O fato é comum após os 50 ou 60 anos de idade.

Surge quando acontecem desgastes no disco intervertebral que fazem as vértebras se aproximarem muito, levando a formação de novas estruturas ósseas que se forma nas bordas das vértebras. Estas novas estruturas são os chamados bicos de papagaio e são uma forma do corpo tentar se defender.

Causas do Bico de Papagaio

Lesões traumáticas na arquitetura da coluna vertebral, são os principais responsáveis por causar degeneração nos discos e nas articulações da coluna vertebral. Fatores como idade avançada e má postura também podem prejudicar a estrutura natural da coluna. Eles causam danos cumulativos nos ossos e nas articulações da coluna vertebral.

Nutrição, hereditariedade, traumas repentinos (principalmente relacionado a esportes ou acidentes automobilísticos) e má postura, são fatores que podem acelerar o surgimento de bico de papagaio.

Sintomas

  • Dor no pescoço ou dor lombar quando de pé;
  • Se o bico de papagaio estiver presente na área da coluna cervical, a dor irradia para os ombros;
  • Se estiver presente na área da coluna lombar, a dor irradia na parte superior das coxas;

Apesar de não haver cura, o tratamento para amenizar os sintomas do bico de papagaio pode ser realizado através de medicamentos, fisioterapia e outras formas definidas pelo médico.

Consulte-se regularmente com o ortopedista e saiba como prevenir e tratar o bico de papagaio.

Fonte: Ortopedia BR

Clique Aqui: Contato via Whatsapp